Sustentabilidade ENERGIA RENOVÁVEL
Eliomara Carvalho
Leonardo de Souza Cardoso
Rafaelle Castro
Definição
• É toda energia produzida com o uso de recursos naturais que se renovam ou podem ser renovados.
• É importante notar que nem todo recurso natural é renovável; podem ser extraídos da natureza, mas são limitados.
Fontes de energia
• As fontes de energia podem ser divididas em dois grupos principais: permanentes (renováveis) e temporários ( não renováveis).
• fontes permanentes são aquelas que têm o conceito de renovabilidade depende da escala temporal que é utilizado e os padrões de utilização dos recursos.
• fontes não-renováveis de energia: não é possível repor o que se gasta. São aqueles cujas reservas são limitadas. Energia que se produz em barragens construídas em cursos de água Essa energia parte da forma como os rios são represados, onde a força da água faz girar as turbinas gerando energia elétrica.
A energia da biomassa é a energia que se obtém durante a transformação de produtos de origem animal e vegetal para a produção de energia calorífica e elétrica.
Na transformação de resíduos orgânicos é possível obter biocombustíveis, como obiogás, o bioálcool e o biodiesel.
Oriundas de produtos vegetais e animais e as principais matérias-primas para a produção são a cana-de-açúcar, beterraba, semente de girassol, mamona, milho, mandioca, soja, lenha, resíduos florestais, excrementos de animais, resíduos agrícolas, entre outras.
O processamento dessa matéria orgânica origina um óleo, que pode ser misturado aos derivados do petróleo (gasolina, diesel, etc.) ou utilizado puro. Os principais biocombustíveis são: etanol, metanol, biodiesel, bio-óleo, biogás, bioetanol, óleo vegetal e E85.
Vantagens: Emite menos gases poluentes durante a combustão, contribui para o aumento de emprego na zona rural, é uma fonte renovável e reduz a dependência de fontes de origem fóssil.
Desvantagens: Opositores ao uso do biocombustível alegam que os alimentos deveriam ser destinada à