Sustentabilidade empresarial
Sustentabilidade Empresarial
1
IVAN K. VALDETARO www.sersustentavel1.com | sersustentavel1@gmail.com.br
My PDF File created on terça-feira, jan 15 2013 04:15:37
Mapeamento e Análise de Stakeholders
Page 2
Stakeholder (em português, parte interessada ou interveniente), é um termo amplamente utilizado em administração para designar as partes interessadas, ou seja, qualquer indivíduo ou grupo que possa afetar a empresa por meio de suas opiniões ou ações, ou ser por ela afetado.
O termo surgiu em 1963 em uma consultoria realizada pelo Stanford Research
Institute, como uma maneira de descrever um grupo de pessoas e organizações que não são acionistas, mas que, sem seu suporte a empresa não pode deixar de operar ou existir.
De maneira mais ampla, são todos os envolvidos em um processo, que pode ser temporário (como um projeto) ou permanente (como uma empresa ou uma organização sem fins lucrativos).
Os Stakeholders podem ser internos, tal como: a gerência, os empregados, os administradores, os clientes internos, etc., e também podem ser externos, como: fornecedores, investidores, grupos da comunidade e org anizações do governo. O sucesso de qualquer atividade depende da participação de suas partes interessadas e por isso é necessário assegurar que suas expectativas e necessidades sejam conhecidas e consideradas. De modo geral, essas expectativas envolvem satisfação de necessidades, compensação financeira e comportamento ético.
Cada Stakeholder representa um determinado tipo de interesse no processo.
O envolvimento de todos os intervenientes não maximiza necessáriamente o processo, mas permite achar um equilíbrio de forças e reduzir os riscos e impactos negativos desse processo.
Alguns exemplos possíveis de stakeholders de uma empresa são:
Acionistas
Donos
Investidores
Empregados
Clientes
Fornecedores/subministradores da empresa
Sindicatos
Associações empresariais,