Sustentabilidade em TI
A primeira coisa que vem à mente quando pensamos em sustentabilidade são projetos ecológicos, papéis recicláveis e outras ações relacionadas ao meio ambiente, mas o conceito abrange mais do que isso.
A sustentabilidade em TI representa a capacidade da empresa em gerir seus ativos tecnológicos de forma eficiente, mantendo o equilíbrio com a sociedade e o meio ambiente. Está diretamente ligado à relevância da TI. É a capacidade de uma empresa, negócio ou organização de promover crescimento econômico de forma ecologicamente correta, socialmente justa e culturalmente aceita.
Parece complexo obter lucros dessa forma, mas o surgimento de algumas tecnologias, como o cloud computing - computação em nuvem, e a virtualização, podem auxiliar nesse processo. Na prática
Com a computação em nuvem é possível promover crescimento econômico através da redução de despesas, proteção ambiental por meio da redução do consumo de energia e uma comunidade mais equilibrada por meio de investimentos em capital humano, formando sustentabilidade na empresa.
Diferente dos servidores dedicados, a computação em nuvem reduz o consumo de energia do data center, pois os "servidores virtuais" ocupam menos espaço físico e por isso não precisam de tanta energia e refrigeração, além de economizar recursos da natureza para produzir novos equipamentos, minimizando o impacto de futuros descartes de equipamentos no meio ambiente.
A opção por Cloud Server da Redehost Internet,economiza energia e espaço físico, e o retorno é investido em pessoas.
Além do controle do consumo de energia, há outras ações sustentáveis como o controle de consumo de papel e água, coleta seletiva e tratamentos de resíduos, cartuchos de tinta, lâmpadas e similares, mais a doação eventual de equipamentos para entidades sociais, para a inclusão digital. É mais um ponto para as empresas – além da redução de custos, uma reputação sócio-ambiental correta, pode ser um atrativo a mais para