Sustentabilidade – ti verde
Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação em A1 na disciplina de Práticas Investigativas da Escola Superior de gestão e tecnologia da UCB, sob a orientação do (a) Prof. Angela Tissi Tracierra.
Rio de Janeiro, 08 de novembro de 2012.
A Itautec foi a primeira empresa a receber o Selo Verde em TI pela USP – Universidade de São Paulo, a empresa criou uma linha de fabricação especial voltada para a sustentabilidade. Criando computadores e Notebooks com material reciclável e resíduos menos poluentes.
Além de construir máquinas mais sustentáveis a Itautec vem recolhendo materiais eletrônicos, e em 2011 a empresa obteve um recorde na reciclagem de resíduos eletrônicos, ela recolheu um montante de 4.134 toneladas de resíduos eletroeletrônicos e de equipamentos obsoletos. Para a Itautec o conceito em TI Verde é,
[...] uma expressão que tem sido utilizada pelo setor de tecnologia para incorporar a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade. Apesar das discussões recentes sobre o assunto abordarem de forma predominante o consumo eficiente de energia, a análise sobre o tema pode ser ampliada. É importante avaliar ainda outros aspectos como o impacto da cadeia produtiva, o uso e reuso de recursos naturais, a reciclagem de equipamentos, a destinação final de resíduos, bem como a utilização de arquiteturas e processos que permitam uma maior vida útil para as infra-estruturas de tecnologia.
Ao desdobrar o tema TI verde, usuários e empresas se tornam conscientes de que suas escolhas, e a forma como encaram a adoção de equipamentos e tecnologias, trazem impactos ao meio ambiente. E ainda percebem que esta consciência permite a eles assumir um caráter ativo, responsável, que possibilite um melhor uso dos recursos naturais e um menor impacto para o meio ambiente, ao mesmo tempo em que garanta o atendimento de suas demandas técnicas e operacionais.
Engloba, portanto, muito mais que a simples economia de energia -