Sustentabilidade das vendas
Entre as principais ações ou tendências que as empresas devem liderar, destacam-se as seguintes:
- Parcerias com outras empresas, universidades e órgãos do governo para inovar em fontes alternativas e renováveis de abastecimento, seja de energia ou de matérias primas atualmente provenientes de recursos naturais finitos. Isto depende de altos investimentos em pesquisa e desenvolvimento no curto prazo, porém garantirá a sobrevivência na disputa por um mercado mais sócio-ambientalmente exigente e num sistema regulatório mais restritivo.
- Reestruturação da carteira de fornecedores e reposicionamento de mercado para atender clientes que estejam genuinamente engajados na mesma missão de responsabilidade total da cadeia para assegurar negociações de preços e margens coerentes e sustentáveis, principalmente na gestão do capital de giro.
- Atuar fortemente em marketing focado no "desincentivo" ao consumo descartável por si só, oferecendo aos clientes soluções contendo produtos com maior ciclo de vida, mas com serviços associados que gerem maior fidelização de clientes e, consequentemente, mais confiança nas previsões de demanda.
- Estudar melhor o aproveitamento da logística reversa para acompanhamento do ciclo de vida até o descarte dos produtos, investido em embalagens e revestimentos reutilizáveis que, de alguma maneira, também fomentem a fidelização dos clientes aos serviços prestados.