SUS Sistema Único de saúde
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 Considerações finais 9 REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo realizar uma analise da realidade vivida pelos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), seu surgimento e suas obrigatoriedades com os usuários.
Desde que foi criado pela Constituição Federal de 1988, há uma constante dificuldade na administração e na responsabilidade imposta ao estado no que diz respeito às verbas destinadas à saúde, pois há uma grande negligência por parte dos administradores devida á corrupção, falta de investimentos em infraestruturas e a falta de médicos.
Apesar de todas as dificuldades encontradas, o estado do Paraná vem buscando e investindo em programas como o Leite das Crianças e a Rede Mãe Paranaenses para reduzir a mortalidade materno/infantil e a desnutrição, realizando ações conjuntas com o Estado e secretárias. O Programa da Saúde da Família atua diretamente no tratamento, orientação e prevenção de doenças nas unidades básicas de saúde por meio das equipes de saúde que realiza seus trabalhos tanto dentro das unidades como também a domicilio.
Em meio à decadência da saúde pública em todos os estados brasileiros, a deficiência nas estruturas físicas, a falta de disponibilidade de material, equipamentos, medicamentos e a carência de recursos humanos, temos as informações por meios de pesquisas que o estado do Paraná é tido como referência em várias áreas da saúde no Brasil.
É indiscutível que a vida é o bem mais valioso para todo e qualquer ser humano e evidente que todos tenham direito e acesso integral á saúde, bem como, condições sanitárias dignas no meio em que vivem.
2 DESENVOLVIMENTO
No ano de 1923 trabalhadores fizeram uma mobilização em prol do direito de assistência à saúde resultando na criação da lei Eloy Chaves que instituía as