surrealismo
Campylobacter Jejuni
Campylobacter jejuni foi identificada como uma bactéria responsável por diarreia em humanos em 1973. Com o desenvolvimento de métodos que permitiram o seu isolamento em vários laboratórios, a importância de Campylobacter como organismo responsável por gastroenterites em humanos foi valorizada.
Caracteristicas
C. jejuni é uma bactéria Gram-negativa pertencente à família Campylobacteriaceae. As células têm a forma de bastonetes curvos, em espiral ou em S e crescem em microaerofilia. Em condições de stresse ou em culturas envelhecidas podem apresentar morfologia cocóide. As células têm um ou mais flagelos polares o que lhes confere uma mobilidade característica em ziguezague.
Habitat
Intestinos dos animais
Campylobacter é um organismo zoonótico (provoca doenças em animais que podem ser transmitidas a humanos) encontrado no tracto intestinal de vários animais. As aves são referidas de forma particular como reservatório do organismo pelo que são consideradas uma das principais causas de campilobacteriose quer pelo seu consumo (mal cozinhadas) ou como fonte de contaminação cruzada de outros alimentos prontos a consumir como, por exemplo, as saladas.
Parâmetros de multiplicação
As condições que permitem o seu crescimento e sobrevivência são as seguintes:
# Temperatura
C. jejuni consegue crescer em ambientes com temperaturas entre 32 e 45ºC e têm uma temperatura ótima de crescimento (temperatura à qual a taxa específica de crescimento é máxima) entre 42 e 43ºC.
# pH
C. jejuni consegue crescer ambientes com valores de pH entre 4,9 e 9,0 e apresenta uma taxa específica de crescimento máxima em ambientes com valores de pH entre 6,5 e 7,5 (pH óptimo).
# Actividade de água (aw)
C. jejuni apresenta dificuldades de sobrevivência em ambientes secos. Em ambientes com concentrações de NaCl superiores a 2%, mesmo que todas as outras condições sejam favoráveis, ocorre inibição do crescimento.
# Relação com o oxigénio
C. jejuni