surrealismo e a publicidade
O surrealismo teve um impacto muito grande em sua época e sua repercussão foi tal, que, atualmente, suas técnicas e princípios ainda são utilizados em peças publicitárias e a partir do estudo do movimento Surrealistas, sua história e características, e do estudo de propagandas atuais e a publicidade ligada a esse movimento, que por ter surgido da revolta humana tem características modernas e atuais.
O termo Surrealismo foi utilizado pela primeira vez em 1917 pelo escritor Guillaume Apollinaire. Segundo) ele utilizou este termo para descrever dois movimentos da inovação artística, que era um tipo de “super-realismo”, uma verdade para além do realismo.
O Surrealismo foi um movimento artístico e literário surgido na França por volta do século XX, reunindo artistas anteriormente ligados ao Dadaísmo, que aos poucos foi se esvaziando à medida que muito dos seus seguidores foram se integrando no Surrealismo. Este movimento surgiu com o “Manifesto Surrealista” por André Breton e Philippe Soupault em 1924. Eles tinham a intenção de descrever a prática literária que seguiam, assim considerado com uma aventura coletiva que abarcava diversos campos da arte: poesia, prosa, teatro, pintura, escultura, fotografia, cinema e o intervencionismo. Este movimento tinha como objetivo revelar os segredos e as profundidades do mundo psíquico, procurar a comunicação com o irracional e o ilógico
O sucesso do Surrealismo deu-se de modo como ele entrou pelos mundos da publicidade. Conforme Dalí decorou vitrines de lojas, fez estampas em tecidos para Elsa Schiparelli e fez trabalhos publicitários. Os integrantes do Surrealismo, ficaram fascinados pelas possibilidades que a cidade moderna lhes ofereciam na área da comunicação.
Hoje, graças aos softwares para tratamento de imagens, e das câmeras digitais, pode-se chegar ainda mais perto da perfeição, facilitando o trabalho dos fotógrafos e da criação publicitária.