equilíbrio quimico
Físico-Química
EQUILÍBRIO QUÍMICO
EQUILÍBRIO QUÍMICO
A maior parte das reações químicas terminam quando termina a quantidade de regentes. Alguns processos não se completam. O fato disto ocorrer pode ser explicado pela reversibilidade da reação. Após formar os produtos, estes produtos voltam a formar os reagentes originais. Se certas modificações não forem modificadas, essas reações não chegarão ao final. Elas tendem a atingir o equilíbrio químico . O equilíbrio químico é representado por setas inversas: ↔
REAÇÕES REVERSÍVEIS
Seja a reação genérica:
Onde:
V1 e V2 são as velocidades
No momento do equilíbrio, as concentrações [A], [B], [C] e [D] são constantes, mas não necessariamente iguais.
Reação Reversível : É aquela que ocorre simultaneamente nos dois sentidos. Ao mesmo tempo, os reagentes se transformam em produtos e os produtos se transformam em reagentes.
Características do equilíbrio
Um equilíbrio diz-se homogéneo quando os constituintes do sistema se encontram todos na mesma fase e diz-se heterogéneo quando os constituintes do sistema se encontram em fases diferentes. o A síntese do iodeto de hidrogénio é um exemplo de um equilíbrio homogéneo, H 2 (g) + I 2 (g) ↔ 2 HI (g) .
A decomposição do hidrogenossulfato de amónio é um exemplo de um equilíbrio heterogéneo, NH 4 HS (s) →NH 3 (g) + H 2 S (g)
O equilíbrio químico é um equilíbrio dinâmico.
Curvas de variação das concentrações das espécies químicas em função do tempo
As curvas de variação das concentrações em função do tempo, c = f (t), informam quanto às características dos sistemas reaccionais representados.
A análise de um gráfico c = f (t) permite identificar uma reacção irreversível e saber se um sistema atinge o estado de equilíbrio.
Como o reagente A se consome na totalidade trata-se de uma reacção irreversível.
É atingido o