Surgimento e Evolução da Auditoria
Auditoria e a Profissão de Auditor
1 SURGIMENTO E EVOLUÇÃO DA AUDITORIA
Estudos revelam que a origem do termo auditor em português provém da palavra inglesa to audit (examinar, ajustar, corrigir, certificar). Conforme Attie (2004), a atividade de auditoria é originária da Inglaterra que, como dominadora dos mares e do comércio em épocas passadas, teria iniciado a disseminação de investimentos em diversos locais e países e, por conseqüência, o exame dos investimentos mantidos naqueles locais.
Corroborando com a afirmação de Attie e Gimenes (2005), enfatiza que a auditoria contábil surgiu em decorrência da necessidade de confirmação dos saldos de contas apresentadas nos balanços e da taxação do imposto de renda por volta do século XIII. A data do início da utilização desta técnica é desconhecida, porém diversos autores apontam a Inglaterra como país de seu surgimento.
Sobre a origem da auditoria, esclarece Lopes Sá (2002), o surgimento da auditoria foi ancorado na necessidade de confirmação por parte dos investidores e proprietários quanto à realidade econômico-financeira espelhada no patrimônio das empresas investidas e, principalmente, em virtude do aparecimento de grandes empresas geograficamente distribuídas e simultâneo ao desenvolvimento econômico que propiciou participação acionária na formação do capital de muitas empresas.
Sendo assim, em sua essência, a causa da evolução da auditoria é decorrente da evolução da contabilidade, influenciada pelo desenvolvimento econômico dos países, crescimento das empresas e da expansão das atividades produtoras, que geraram uma crescente complexidade na administração dos negócios e das práticas financeiras como uma força propulsora para o desenvolvimento da economia de mercado.
Gimenes (2005) acrescenta que com o advento das grandes empresas e as conseqüentes alterações no cenário econômico mundial, a auditoria contábil ganhou papel de extrema relevância junto à administração das organizações.