ATPS Física III - Engenharia
FACULDADE ANHANGUERA DE JOINVILLE – UNIDADE 2
CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL – 4ª FASE
FÍSICA III
GRUPO 07
JONATHAN RAFHAEL CASTELEN – RA 3706614625
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS: Relatório Final
PROF. ALEXANDRE LIMA
Joinville - SC
Novembro de 2013 SUMÁRIO
1.
INTRODUÇÃO
Neste trabalho veremos que as atmosferas explosivas são compostas por poeiras combustíveis, as mesmas podem ser encontradas em diversos tipos de processos de produção, como os relativos a pó de amido de milho, revestimentos com pó de alumínio, e até mesmo processamento de materiais combustíveis sólidos como lenha e pellets de plástico.
Algumas atividades como polir, moer e transportar muitos destes materiais pode produzir partículas muito pequenas, que facilmente ficam em suspensão no ar, se assentando após algum tempo em superfícies como fendas, coletores de poeira, e outros equipamentos e quando perturbadas, elas podem gerar nuvens de poeira que são potencialmente explosivas.
Demonstraremos também uma alternativa à lei de Coulomb, chamada de lei de Gauss, que permite uma abordagem mais prática e instrutiva no cálculo do campo elétrico em situações que apresentam certas simetrias.
Veremos o conceito de energia potencial elétrica e potencial elétrico, importantes no desenvolvimento do formalismo escalar na solução de problemas eletrostáticos. Será demonstrado como determinar a energia armazenada num operário e verificar se há a possibilidade de uma explosão, considerando a energia da centelha resultante da energia armazenada no operário, além de outros tópicos relacionados a segurança em indústrias de manipulação de pós.
1. CAMPO ELÉTRICO. LEI DE GAUSS
Essa atividade é importante para compreender a ação e a distância entre duas partículas sem haver uma ligação visível entre elas e entender os efeitos dessa partícula sujeita a uma força criada por um campo elétrico no espaço que