CALÇAMENTO/ ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE URBANA
AVALIAÇÃO NA AVENIDA PRESIDENTE DUTRA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
PORTO VELHO
JULHO DE 2013
AYYUB BARRONCAS BUSSONS
CAMILA LIRA DIAS
IARA CRISTINA CUNHA DE LIMA
JOSÉ MATÊUS GIL PASSOS
LEONARDO OLIVEIRA AGUIAR
PEDRO HAMILTON CASARA CAVALCANTE DA SILVA
RUAN CARLO VARÃO GALINA
CALÇAMENTO/ ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE URBANA
AVALIAÇÃO NA AVENIDA PRESIDENTE DUTRA
PESQUISA PROPOSTA PARA A
DISCIPLINA DE URBANISMO DO
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL COMO
REQUISITO PARCIAL PARA A OBTENÇÃO
DA MÉDIA SEMESTRAL.
UNIR
PORTO VELHO
JULHO DE 2013
INTRODUÇÃO:
Numa cidade acessível, o direito à utilização de espaços públicos, ao transporte e às edificações deve estar garantido não apenas pelo poder público, mas por toda a sociedade. Isso significa que a adoção dos parâmetros de acessibilidade nessas estruturas vai contemplar tanto as pessoas com deficiência quanto as com Mobilidade reduzida, como idosos, crianças e gestantes.
A Av. Presidente Dutra é uma das mais antigas da cidade. Em sua maior parte, apresenta grande fluxo de veículos e pessoas, cruzando outras avenidas tão ou mais movimentadas. Porém as condições de calçamento estão precárias, principalmente no quesito acessibilidade.
Iremos discutir itens como as melhores condições de acessibilidade urbana, a dinamização na implantação de infraestrutura urbana, o disciplinamento de usos e apropriações sociais, a melhoria das condições ambientais das ruas e da cidade, além da melhoria da paisagem urbana.
Esperamos que o resultado deste trabalho venha a contribuir efetivamente para a mudança de postura dos gestores públicos a partir de uma nova visão que considere o acesso universal ao espaço público um benefício para os moradores, usuários e visitantes.
A acessibilidade é uma responsabilidade de todos.
ACESSIBILIDADE A