Surgimento TI Verde
A Tecnologia Verde surgiu junto com a preocupação da degradação do meio-ambiente - principalmente depois do aumento da discussão sobre o aquecimento global - e a eterna busca por retorno financeiro.
Com esses objetivos, é um tema de fácil ampliação por sempre necessitar de novas idéias para atender as expectativas.
Na onda de discussão sobre o aquecimento global, a área de tecnologia da informação não fica atrás: Já atingiu inclusive o Vale do Silício.
Os investidores querem encontrar uma tecnologia que ajude a combater o aquecimento global. Eles estão injetando dinheiro em energia solar, células de combustível, energia eólica, biocombustiveis, chips que usam luz, redes de energia 'inteligentes' e outras tecnologias inovadoras.
Pesquisa realizada pela IBM mostrou que 70% das organizações brasileiras de médio porte estão investindo em iniciativas de TI Verde através de projetos de sustentabilidade, o que traz a tona também a motivação por redução de custos.
http://www.amrsign.com.br/tecnologia_verde.php
Artigo 2 (Wikipédia): http://pt.wikipedia.org/wiki/TI_verde
Preocupação[editar | editar código-fonte]
Na primeira década do novo milênio aumentou a preocupação pelos resíduos eletrônicos, uma vez que no final no século passado houve um avanço muito grande no consumo, sendo que somente no início dos anos 2000 aconteceram os primeiros descartes em grande quantidade de produtos eletrônicos. Essa preocupação com o impacto dos recursos tecnológicos no meio ambiente tornou-se tendência no século XXI, chamada de TI Verde ou Green IT, ou Tecnologia da Informação Verde. A TI Verde engloba, entre outros, o cumprimento da legislação ambiental, diagnósticos dos aspectos e impactos ambientais de atividades relacionadas à área da Tecnologia da Informação, seguindo e desenvolvendo procedimentos e planos de ação com objetivos de eliminação ou diminuição da agressão ambiental.
Artigo 3 https://tiemfoco.wordpress.com/tag/ti-verde/ O uso de