BARRAMENTOS
BARRAMENTOS
Há três funções distintas nos principais barramentos de um computador, que, em termos simples, conectam o processador, a memória e os outros componentes conectados a ele pelo que chamamos de barramentos de entrada e saída.
Barramento de dados – É por este tipo de barramento que ocorre as trocas de dados no computador, tanto enviados quanto recebidos.
Barramento de controle – atua como um regulador das outras funções, podendo haver limites ou expandi-las em razão de sua demanda
Barramento de endereços – indica o local onde os processos devem ser extraídos e para onde devem ser enviados após o processamento.
.
Barramentos de entrada e saída
Além da comunicação entre o computador e a memória, dá para adicionar outros dispositivos à placa-mãe, com um barramento especial para cada um deles. Alguns dos formatos mais conhecidos neste quesito são o PCI, o AGP, ISA, PCI Express e AMR, amplamente utilizado em pendrives, impressoras, teclados, mouses e outros periféricos
Barramento ISA (Industry Standard Architecture)
O barramento ISA é um padrão não mais utilizado, sendo encontrado apenas em computadores antigos. Seu aparecimento se deu na época do IBM PC e essa primeira versão trabalha com transferência de 8 bits por vez e clock de 8,33 MHz.
Na época do surgimento do processador 286, o barramento ISA ganhou uma versão capaz de trabalhar com 16 bits. Dispositivos anteriores que trabalhavam com 8 bits funcionavam normalmente em slots com o padrão de 16 bits, mas o contrário não era possível, isto é, de dispositivos ISA de 16 bits trabalharem com slots de 8 bits, mesmo porque os encaixes ISA de 16 bits tinham uma extensão que os tornavam maiores que os de 8 bits.
Barramento PCI (Peripheral Component Interconnect
Suas principais características são a capacidade de transferir dados a 32 bits e clock de 33 MHz, especificações estas que tornaram o padrão capaz de transmitir dados a uma taxa de