metodologia lingua portuguesa
a) Nível pré-silábico
Nesse primeiro nível a criança começa a perceber que a escrita representa aquilo que é falado. Assim no primeiro momento ela tenta se aventurar pela escrita por meio da reprodução de rabiscos e desenhos, o que para ela constitui aquilo que é dito. Após ela passa a reconhecer algumas letras, sobretudo as que formam seu nome, e utiliza essas letras conhecidas na tentativa de escrever várias palavras diferentes. A criança já sabe que uma palavra é formada por várias letras, mas ainda não se preocupa com a posição de cada letra e as utiliza aleatoriamente e escrever é o mesmo que desenhar.
b) Nível silábico
A criança começa a perceber semelhança entre as letras daquilo que é falado de modo que passa a atribuir uma letra a cada sílaba da palavra que quer escrever, coloca uma letra para cada vez que abre sua boca para falar uma palavra. No início as letras continuam aleatórias, mas conforme vai aprendendo e reconhecendo o som das letras, passa a utilizar letras que de fato expressam o som da palavra que quer escrever, em geral o som das vogais, que são mais rápido reconhecidas.
c) Nível silábico-alfabético
Corresponde a um período de transição no qual a criança às vezes utiliza uma letra para cada sílaba, como no final do nível silábico e às vezes reconhece os demais fonemas das palavras e passa também a empregá-los. Às vezes a criança utiliza uma única letra para a sílaba e às vezes consegue reproduzi-la adequadamente.
d) Nível alfabético
A criança já consegue reproduzir adequadamente todos os fonemas de uma palavra, caracterizando a escrita convencional que todos empregamos. Há ainda erros ortográficos já que, pautando-se pelo som das letras a criança ainda se