Surgimento da água .
Alguns dos mais prováveis fatores contribuintes para a existência dos oceanos da Terra são:
O arrefecimento primordial da Terra ao ponto de os componentes voláteis serem retidos numa atmosfera com pressão suficiente para a estabilização e retenção da água.
Cometas, objetos transneptunianos ou meteoritos ricos em água (protoplanetas) dos confins exteriores da principal cintura de asteroides ao colidirem com a Terra podem haver trazido água para os oceanos. Medições do quociente entre os isótopos de hidrogénio deutério e prótio apontam para asteroides, dado que foram encontrados na água oceânica teores de impurezas similares aos de condritos, enquanto que medições anteriores das concentrações isotópicas nos cometas e objetos transneptunianos correspondem apenas ligeiramente às da água da Terra.
Bioquimicamente por meio de mineralização e fotossíntese (gutação, transpiração).
Fuga gradual da água armazenada em minerais hidratados nas rochas da Terra.
Fotólise: a radiação pode romper ligações químicas à superfície.
As camadas do solo :
A camada chamada de crosta é a mais externa do globo sendo constituída de aproximadamente 35 km de espessura em áreas planas e em regiões montanhosas podendo chegar a 65 km. Acredita-se que as áreas continentais assemelham-se aos icebergs, pelo principio de que a maior parte dos continentes esta submersa em um material muito denso, permitindo que assim estes “flutuem” – leia Placas Tectônicas.
O manto é a camada de maior extensão, com cerca de 80% do diâmetro terrestre, é parcialmente fundida e grosseiramente homogênea, dividindo-se em manto superior e inferior. Durante os anos de 1965 a 1970 foram realizadas pesquisas a fim de fazer novas e importantes descobertas sobre o interior do globo, e muitas foram feitas baseadas nas ondas do tipo ‘s’ (secundárias).
Assim, foi descoberta a subcamada denominada “litosfera” e “astenosfera“. A litosfera é uma camada com cerca de 70 km de