Pedagogia
Este trabalho tem por objetivo discutir o papel do professor no processo de ensino-aprendizagem, através da avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), considerando as reflexões das disciplinas do semestre, além disso, a comparação entre duas entrevistas realizadas com professores de idades distintas. Nota-se que o papel do professor, segundo a LDB, está muito além da simples transmissão de informações. Dentro do conceito de uma gestão democrática, ele participa da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino, isto é, decide solidariamente com a comunidade educativa o perfil de aluno que se quer formar, os objetivos a seguir, as metas a alcançar. E isso não apenas no tocante a sua matéria, mas toda a proposta pedagógica. Para tanto, é de suma importância que o professor esteja ciente dos percentuais da qualidade de ensino na instituição onde atua, conheça seus problemas, objetivos e metas.
2 DESENVOLVIMENTO
Em 2007, foi criado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Ferramenta utilizada para medir a qualidade da educação brasileira, numa escala que vai de zero à dez. É de suma importância, que o professor compreenda que a média nacional do IDEB em 2005 foi 3,8 nos primeiros anos do ensino fundamental.
E que em 2007, essa nota atingiu 4,2, ultrapassando desta maneira as projeções, que indicavam um crescimento para 3,9 nesse período. Além disso, o IDEB alcançou a meta para 2009. Sendo assim, espera-se que o nosso país alcance uma média superior a 6,0 em 2022.
A entrevista com dois profissionais da Educação, procedeu em instituições de Ensino Fundamental na cidade de Toledo, com Séries de 8º e 9º ano respectivamente. A primeira professora entrevistada atua no 8º ano do Ensino Fundamental, e me concedeu uma conversa breve, na qual questionei alguns dados do IDEB na sua escola.
Primeiramente, conversamos sobre a importância do indicador, segundo ela é primordial