Surgimento da sociologia
A sociologia surge no século XIX, como uma ciência, cujo objeto de estudo a ser compreendido e explicado é o fenômeno social.
Os fatores que provocaram o surgimento da Sociologia, foi a necessidade de compreender explicar, como base, e não princípios de ciência moderna, fatos, eventos e questões cujas origens estão na sociedade.
A Sociedade Moderna é caracteriza pelas transformações econômicas, sócias, políticas, culturais e científicas, simbolizadas pelo Capitalismo, pela Revolução Industrial, Francesa e pelo Racionalismo.
Entre os pensadores do século XIX, os que são considerados os fundadores da Sociologia são: Augusto Comte, Herbert Spencer, Karl Marx, Emile Durkheim e Max Weber.
Alguns pensadores da época foram chamados de filósofos Sociais, e não de Sociólogos, pois, suas obras não apresentaram a estrutura cientifica necessária para a reprodução.
Augusto Comte
Foi o primeiro a usar o termo Sociologia, em 1839. Também foi ele o primeiro a tenta organizar um conjunto de idéias, conceitos e teorias que justificavam, e faziam acreditar, na necessidade e possibilidade de se desenvolver uma nova ciência, dedicada exclusivamente a estudar e compreender a vida social.
Augusto Comte produziu as matrizes da Filosofia Positivista, mais equivocou-se pois baseou os seus estudos nas Ciências Naturais, afirmando que a Sociologia poderia ter explicação de Leis da Natureza.
As idéias positivistas de Comte influenciou a elite brasileira ao ponto de constar Bandeira Nacional os dizeres “Ordem e Progresso”, que fazem parte deste conceito.
Herbert Spencer
Ele apresenta a sociologia através do Evolucionismo Social. Baseou suas teorias em um modelo de organização social, privilegiando a visão da classe dominante do capitalismo europeu, hierarquizando os padrões de evolução em superiores e inferiores.
Suas teorias evolucionistas sociais