Surgimento, campos de atuação, características e público alvo do serviço social.
Luciane Alave de Araujo
Profª. Maria Geraldina Venâncio
Centro Universitário Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI
Bacharelado em Serviço Social (SES0531) –
29/11/10
RESUMO
O presente texto tem como objetivo suscitar conceitos, características e desafios, apontando para ação do assistente social neste contexto. Trata-se de um tema atual considerando o processo de configuração desta profissão e a reconfiguração das formas de gestão institucional, despertando-nos a necessidade de reflexão sobre a atuação nos diversos campos do Serviço social.
Palavras-chave: Serviço Social, Assistente Social, Campos de Atuação, Público alvo e características do Serviço Social.
1. INTRODUÇÃO
O serviço social uma profissão de nível superior e, para exercê-la, é necessário que o graduado registre seu diploma no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) do estado onde pretende atuar profissionalmente; e o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS).
Desde seus primórdios aos dias atuais, a profissão tem se redefinido, considerando sua inserção na realidade social do Brasil, entendendo que seu significado social se expressa pela demanda de atuar nas seqüelas da questão social brasileira, que em outros termos, se revela nas desigualdades sociais e econômicas, objeto da atuação profissional, manifestas na pobreza, violência, fome, desemprego, carências materiais e existenciais, dentre outras. A atuação profissional se faz, prioritariamente, por meio de instituições que prestam serviços públicos destinados a atender pessoas e comunidades, que buscam apoio para desenvolverem sua autonomia, participação, exercício de cidadania e acesso aos direitos sociais e humanos; podem ser da rede do Estado, privada e ONGS.
A postura é de buscarmos uma compreensão real e equilibrada, para caracterizarmos o público alvo, as deferentes formas que diferentes áreas profissionais podem contribuir para o