Serviço social: um profissão contemporânea
SERVIÇO SOCIAL
ÍTALA MARTA NUNES DA SILVA
SERVIÇO SOCIAL: UMA PROFISSÃO CONTEMPORÂNEA
PALMEIRA DOS ÍNDIOS
2011
ÍTALA MARTA NUNES DA SILVA
SERVIÇO SOCIAL: UMA PROFISSÃO CONTEMPORÂNEA
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito avaliativo das disciplinas: Comunicação Social na prática do assistente Social; Gestão social; Seminários Temáticos VII; Trabalho Profissionla II; Serviço Social e Terceiro Setor.
Professores:. Rosane Malvezzi; Maria ângela Santini; Paulo sérgio Aragão; Rodrigo Eduardo Zambon.
PALMEIRA DOS ÍNDIOS
2011
Introdução
O presente trabalho irá trazer uma reflexão sobre o surgimento do serviço Social no Brasil, sua ligação com a igreja católica e a filantropia tão presente em seu início. Em que momento histórico surgiu? Com que objetivos? A demanda atendida e o processo de amadurecimento e aprimoramento do serviço Social, para que viesse ser percebida como profissão e não como prática caridosa, de ajuda aos menos favorecidos.
Traz a tona ainda, o que caracteriza a profissão hoje em dia, os novos campos de atuação, as novas demandas e o que isso requer do profissional, deixando claro que o serviço social é uma profissão, acima de tudo, contemporânea.
Serviço Social: Uma profissão contemporânea
O processo de urbanização e industrialização tem início no Brasil na década de 30 e por consequência neste mesmo período os trabalhadores rurais começam a imigrar para a cidade em busca de melhores condições de vida, já que o campo não ofertava mais trabalho como antes, enquanto que a cidade necessitava de mão-de-obra, devido à transição de uma sociedade agrárioesportadora para industrial, no entanto, os burgueses viam a necessidade de “controlar” os trabalhadores, para que estes não lutassem pelos seus direitos, e a igreja católica “através do método ver-julgar-agir, buscaram