Surgimento angola
Pretende-se elucidar um pouco sobre a nossa ex-colónia no âmbito de dados demográficos e macroeconómicos, enquadrar possíveis interessados em investir em Angola sobre os aspectos de incentivos ao investimento estrangeiro e dar algumas indicações sobre a realidade no terrenp.
Com efeito, o texto está subdividido em 4 partes: 1- Dados gerais; 2- As alterações legislativas – Regime Jurídico do Investimento Privado em Angola; 3 – In Loco…; 4 – Conclusões e contactos.
I – Dados Gerais
Nome: República Popular de Angola
Superfície: 1.246.700 km2
População: Cerca de 14.000.000
Línguas: Portuguesa (oficial) e angolanas (umbundo, quimbundo, quicongo, chkwé-cuanhama, ovambo e outras)
Religiões: Católica Romana (51%), protestante (17%) e crenças tradicionais africanas.
Capital: Luanda (cerca de 5.000.000 hab.)
Regime: Parlamentar
Moeda: Kwanza (1 € = +/- 90 Kwanzas), sendo o dólar americano moeda de uso generalizado e aceite como pagamento em praticamente todos os estabelecimentos comerciais, restaurantes, táxis, etc. (chama-se apenas a atenção que só são aceites notas de USD da última série – vulgarmente designadas de “cabeça grande”)
Preço Gasóleo: 8 Kz/lt
Preço Gasolina: 12 Kz/lt
Voltar ao Início
II – Regime Jurídico do Investimento Privado em Angola
Após um período longo de guerra, em que as prioridades legislativas não eram direccionadas para criar condições para o investimento estrangeiro, a estabilidade política ocorrida com a morte do líder da UNITA proporcionou que as atenções pudessem ser transferidos para uma recuperação da economia.
Assim, aprovou-se nova legislação que visa regulamentar