Suprimentos de Logistica
Podemos entender, então, que Logística é o planejamento, execução e controle de toda movimentação, armazenamento e distribuição dos materiais e informações necessários para produção de bens e serviços para atender prontamente às expectativas dos clientes.
1ª Fase (antes de 1950) – Neste período, os mercados eram bastante restritos, ou seja, não havia a pressão de concorrentes, poucas indústrias disputavam um mercado em plena expansão, em que a demanda por produtos industrializados era muito superior à oferta desses produtos. Logicamente os gestores não tinham preocupação nas operações, como controle de estoques, pois tudo o que se produzia era vendido com direito a filas de espera. Não havia necessidade de cuidados especiais com controle de materiais ou distribuição (entrega dos produtos), os clientes apenas queriam adquirir os produtos, sem nenhum tipo de questionamento quanto ao prazo de entrega, quantidade ou qualidade dos produtos a serem consumidos. As expectativas dos clientes eram apenas de conseguir adquirir produtos industrializados.
2ª Fase (de 1950 a 1975) – Após a destruição, é hora de reconstrução. Criou-se um cenário de desenvolvimento, o que propiciou a decolagem para as teorias e práticas da Logística, que antes era utilizada nas organizações militares, e nesse período estava associada ao pensamento administrativo que tomava a atenção das Universidades Norte-Americanas. Nomes como Peter Drucker e Ronald Ballou tiveram a sensibilidade de associar o momento econômico com uma administração preocupada com o controle de armazenagem e distribuição.
Não podemos nos esquecer das mundanças populacionais, quando houve migração das áreas rurais aos centros urbanos, que cresciam exponencialmente, aumentando consideravelmente a demanda por produtos industrializados e fazendo os gestores repensarem as suas estratégias de distribuição
Havia a necessidade de grandes estoques para atender a essa demanda. Temos então outro ponto na