suprematismo
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS
ARQUITETURA E URBANISMO
HISTÓRIA DA ARTE E ESTÉTICA
LUIS MARCOS ARAUJO COSTA
SUPREMATISMO
SÃO LUÍS – MA
2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS
ARQUITETURA E URBANISMO
HISTÓRIA DA ARTE E ESTÉTICA
“Eu me transformei no zero da forma e me puxei para fora do lodaçal sem valor da arte acadêmica. Eu destrui o circulo do horizonte e fugi do circulo dos objetos, do anel do horizonte que aprisionou o artista e as formas da natureza. O quadrado não é uma forma subconsciente. É a criação da razão intuitiva. O rosto da nova arte. O quadrado é o infante real, vivo. É o primeiro passo da criação pura em arte”.
Kazimir Malevic
SUPREMATISMO
O Suprematismo no qual o nome deriva do latim supremus, “o mais elevado” é um movimento artístico que se inicia na Rússia por volta de 1915, mas sua fundamentação teórica ocorreu apenas em 1925, foi criado pelo russo Kazimir Malevich que no inicio do movimento lança um dos seus quadros mais famosos O quadro Preto Sobre o Fundo Branco na exposição O Alvo, em Moscou e nele observam-se as bases do cubismo formas geométricas básicas o quadrado, retângulo e o circulo.
O movimento surge a partir do manifesto "Do Cubismo ao Futurismo ao Suprematismo: o Novo Realismo na Pintura" escrito por Kazimir Malevich em parceria com o poeta Vladimir Maiakovski e neste o suprematismo é definido como "a supremacia do puro sentimento",ou seja, o mais importante deveria ser se importar com a sensibilidade sem levar em consideração o ambiente no qual ela se origina.
O Suprematismo se caracterizou pelo emprego de cores pura em que apoiava a ideia da pura visualidade plástica e livre de finalidades práticas, além disto o movimento tenta romper com a ideia de imitar a natureza, do ilusionismo das formas, da observação da luz, do uso da cor naturalista do impressionismo e do conceito de mundo