O que é sociologia
DEPARTAMENTO DE AGROTECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO: BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA
PROFESSOR:
ESTUDO DA SOCIOLOGIA E DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO
MOSSORÓ,
ABRIL DE 2011
MARTINS, Carlos Benedito. O que é sociologia. 38. ed. São Paulo : Brasiliense, 1994.
Resenha do texto: O que é Sociologia.
Desde os primórdios os seres humanos sempre foram curiosos a respeito do seu próprio comportamento. Procuravam refletir suas ações e pensamentos no mundo o qual estavam inseridos; buscavam explicações nas religiões, crenças e superstições. É nesse contexto repleto de dúvidas e incertezas que nasce uma nova forma de pensar a sociedade, a ciência como explicação para compreender o mundo e suas interações ao longo dos tempos. Nascida em meio a revoluções do mundo moderno como a Revolução Francesa e Revolução Industrial, a sociologia tem papel fundamental para a compreensão das mudanças e comportamentos sociais.
Diferente de ciências exatas com a física e matemática, a sociologia não tem suas ideias aceitas na totalidade; ou seja, são normais diferentes interpretações para um mesmo aspecto social, ou para um mesmo assunto em discussão. Não se trata de uma disciplina que esteja condicionada a leis e teorias imutáveis ou inquestionáveis. Há sempre uma discussão de como, melhor, interpretar o comportamento humano nos diferentes meios sociais que ele esteja inserido. Esses conjuntos de interpretações são feitas pelos sociólogos, pesquisadores da sociedade.
Veremos o desenvolvimento do pensamento sociólogo ao longo dos tempos e seus principais teóricos, bem como a importância da sociologia para análise e interpretação do contexto social, político, cultural e econômico no qual estamos inseridos.
Pensadores Clássicos da Sociologia
Auguste Comte (1798-1857) ficou conhecido como positivista, por defender que era possível chegar-se ao progresso e ordem, mesmo