Supra renais
As glândulas supra-renais, ou adrenais, são 2 glândulas que ficam por cima dos rins.Na verdade, cada uma das supra-renais é constituída por 2 glândulas, uma no centro, chamada medula e outra por fora, chamada córtex.
Medula -> Essa parte fabrica a adrenalina (e alguns hormônios correlatos), que tem importância no controle da pressão arterial.
Córtex -> Subdivide-se em três regiões, devido à diferença de aspecto histológico:
- Zona glomérulos, mais exterior. Apresenta cordões celulares dispostos em arcos. - Zona fasciculada, de localização intermédia. As células dispõem-se em cordões paralelos entre si, e perpendiculares à cápsula da glândula. - Zona reticular, mais interna. Apresenta cordões de células arranjadas em forma de rede, e é ricamente vascularizada. Funções
As adrenais exercem importantes funções no organismo através da produção dos seus hormônios.
Os principais são:
- Cortisol: É o chamado hormônio do estresse (estresse físico, que ocorre em cirurgias, infecções, traumas etc..). Uma das suas principais ações é garantir glicose para as células, seja antagonizando a insulina ou estimulando a transformação de gorduras e proteínas em glicose. Também age modulando nosso sistema imune. É o hormônio que prepara nosso corpo para lutar contra estresses.
- Androgênios e estrogênios: São respectivamente os hormônios masculinos e femininos.
- Aldosterona: Age no rim controlando os níveis de sódio e potássio na urina e no sangue. É um dos principais hormônios no controle da pressão arterial.
- Adrenalina: É mais um hormônio do estresse. É chamado o hormônio de fuga ou luta. Quando liberado promove aumento da freqüência cardíaca, da pressão arterial, do aporte de sangue para os músculos, aumenta a glicose disponível para as células e dilata as pupilas. Se o cortisol prepara o corpo para agüentar o estresse, a adrenalina promove os meios para o corpo