Supra Renais
As glândulas supra-renais ficam situadas acima dos rins, são formadas por uma parte externa, o córtéx e uma interna, a medula. É tão acentuada as diferenças entre elas que as supra-renais podem ser consideradas glândulas "duplas".
Os hormônios segregados são também diferentes: a medula produz a adrenalina e a noradrelina; o córtex segrega, entre outros, os hormônios sexuais, a aldosterona e o cortisol.
Em determinadas circunstâncias, ambas as partes da glândula podem apresentar alterações na produção hormonal, para mais ou para menos, dando origem a distúrbios e ao surgimento de quadros clínicos diferentes.
Composição da glândula supra-renal
Medula: não é necessária para manter a vida, porém ajuda o indivíduo a enfrentar o stress; a medula secreta dois hormônios:
a. Adrenalina: atua nos receptores alfa e beta; aumenta a contratilidade e a excitabilidade dos músculos do coração, determinando um aumento do débito cardíaco; facilita o fluxo sanguíneo para os músculos, o cérebro e as vísceras; aumenta a glicemia, estimulando a conversão do glicogênio em glicose no fígado; inibe a contração do músculo liso.
b. Noradrenalina, arterenol atua principalmente nos receptores alfa; eleva a resistência vascular periférica, determinando o aumento nas pressões diastólica e sistólica do sangue.
Córtex: é essencial à vida; secreta hormônios adrenocorticais, sintetizados a partir do colesterol.
a. Glicocorticóides: cortizona e hidrocortizona. aumentam o catabolismo protéico e inibem a síntese de proteína; antagonizam a ação da insulina; aumentam a síntese da glicose pelo fígado; exercem influência sobre o mecanismo de defesa do organismo e a sua reação ao stress; influenciam a reação emocional.
b. Mineralocorticóides: aldosterona: fabricada pelo córtex supra-renal; desoxicorticosterona, de maneira geral, não se acha presente em quantidades significativas. regulam a reabsorção do cátion sódio; regulam a excreção do cátion potássio pelo