glandulas supra renais
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
Discentes: ANNY KAROLINE BORGES LOPES
KRISHNA TALITTA DE SOUSA LEANDRO PEREIRA
MARKSUEL DE SOUZA FILHO
PALOMA SOARES RIBEIRO
RAIANE FERREIRA DA SILVA
Docente: Ana angélica da silva pessoa
Sistema endócrino: glândulas supra renais
Natal – RN
2013
Glândulas
Supra renais
Tópicos:
Sistema Endócrino
Glândulas Suprarrenais
Anatomia
Funções
Hormônios
Doenças
Referências
Sistema Endócrino
O sistema endócrino é constituído por um grupo de órgãos (algumas vezes referidos como glândulas de secreção interna) cuja função principal é produzir e secretar hormônios diretamente no interior da corrente sanguínea. Os hormônios atuam como mensageiros para coordenar atividades de várias partes do corpo.
Introdução
As glândulas supra renais têm este nome devido ao fato de se situarem sobre os rins, apesar de terem pouca relação com estes em termos de função. As adrenais são glândulas vitais para o ser corpo humano, já que possuem funções muito importantes, como regular o metabolismo do sódio, do potássio e da água, regular o metabolismo dos carboidratos e regular as reações do corpo humano ao stress.
Anatomia e histologia
As glândulas supra renais, que tem o comprimento de cerca de 5 centímetros, estão localizadas na cavidade abdominal, Antero superiormente aos rins. Encontra-se ao nível da 12ª vértebra torácica, e são irrigadas pelas artérias suprarrenais. Cada glândula é composta por duas regiões histologicamente distintas, que recebem referências moduladoras só sistema nervoso.
Córtex-Parte externa da glândula, com cor amarelada devido a grande quantidade de colesterol aí encontrada. Subdivide-se em três regiões, devido à diferença de aspecto histológico:
Zona glomerulosa, mais exterior apresenta cordões celulares dispostos em arcos.
Zona fasciculada, de localização intermédia. As células dispõem-se