SUPPLY CHAIN
MANAGEMENT
(SCM)
Otimizando a cadeia de suprimentos
O que é SCM?
O SCM, Supply Chain Management ou Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos é uma ferramenta que, usando a Tecnologia da Informação (TI) possibilita à empresa gerenciar a cadeia de suprimentos com maior eficácia e eficiência.
O Supply Chain pode ser considerado uma visão mais atualizada e expandida da
Administração de Materiais tradicional. Até 1.950, esta administração de materiais era restrita ao almoxarifado e o diretor da organização. Cerca de seis
(6) anos depois, os empresários deixaram de focar apenas nos materiais e passaram a pensar nos investimentos monetários em materiais (isso permitiu que materiais deixassem de ser vistos apenas como artigos físicos, focando o lado monetário da questão).
O princípio básico do SCM
O princípio básico do SCM é que toda a cadeia produtiva deve ser levada em conta quando se visa o aumento da competitividade. Entenda-se por cadeia produtiva todas as partes envolvidas na produção de qualquer item, tais como:
fornecedor de uma empresa.
fornecedor do fornecedor.
Uma empresa.
O cliente.
cliente do cliente (consumidor final), e assim por diante.
Objetivos do SCM
Integração de infraestrutura com fornecedores e clientes
Planejamento de demanda
Gestão de pedidos
Gestão de produtos
Gestão de fornecedores
Gestão de suprimentos
Gestão de armazéns
Planejamento de transporte/distribuição
Decisões no SCM
Costuma-se classificar as decisões para gerência da cadeia de suprimentos em duas categorias: estratégica e operacional. A primeira, como sugere o nome, envolve decisões a longo prazo e lidera as atividades de SCM baseadas em perspectivas. São, portanto, decisões globais, com a finalidade de unir os vários aspectos do Supply-Chain.
Decisões sobre Localização
Decisões de Produção
Decisões de Inventário
Decisões de Transporte
Benefícios do uso do SCM
Integração de infraestrutura com