Supply Chain E Estoques
Supply Chain é todo esforço envolvido nos diferentes processos e atividades empresariais que criam valor na forma de produtos e serviços para o consumidor final. A Gestão do Supply Chain é uma forma Integrada de planejar e controlar o fluxo de mercadorias, informações e recursos, iniciando-se na saída das matérias-primas dos fornecedores, passando pela produção, montagem, até terminar na distribuição dos produtos acabados aos clientes finais. Procura administrar as relações na Cadeia Logística para o benefício de todos os envolvidos e com foco na agregação de valor ao cliente final. Este livro apresenta o Supply Chain como uma ferramenta de Gestão de negócios. Está estruturado em três grandes blocos – Logística de suprimento (envolve as relações fornecedor-empresa); Logística da produção (envolve todas as eras internas na conversão de materiais em produtos acabados); e Logística de distribuição (envolve as relações empresa-cliente-consumidor). x ARMAZENAGEM
Definição: Atividade que diz respeito a estocagem ordenada e a distribuição de produtos acabados dentro da fabrica ou em locais destinados a este fim, pelos fabricantes, ou através de um processo de distribuição.
A Função da Logistica da Armazenagem
No passado , um armazém era definido como “ um lugar para guardar materiais”.
Hoje é Armazenagem integra a politica da empresa no que diz respeito a produção , marketing, finanças.
A essência fundamental da armazenagem é estar provido de espaço para o fluxo de materiais entre as funções comerciais e operacionais que em grande parte não mantem uma freqüência de fluxo, variando em função da demanda e capacidade de produção.
A redução dos custos de armazenagem estão baseadas :
• Praticas operacionais;
• Administração de inventários;
• Técnicas de movimentação de materiais;
• Métodos de estocagem;
• Processamento de pedidos;
• Administração de trafego;
Estas atividades devem mutuamente integrar o mais alto nível de