Supply chain management (scm
Caracterizar na pesquisa:
O que é e o que faz este sistema de informação;
SCM é uma ferramenta que, usando a Tecnologia da Informação (TI) possibilita à empresa gerenciar a cadeia de suprimentos com maior eficácia e eficiência . Nestes tempos modernos em que a exigência de consumo atingiu o limite extremo, o SCM permite às empresas alcançarem melhores padrões de competitividade.São Soluções de planeamento e optimização logística integrando nas cadeias de valor da empresa tanto dos fornecedores, como dos clientes, como os associados , permitindo uma optimização de tempo e recursos. Ligação da cadeia de valor de negócio desde o primeiro contato do cliente até ao armazém do fornecedor, passando pelas vendas, serviço de clientes, gestão de armazém, entrega de produtos ou serviços e produção.
Onde se aplica;
Seu foco é o fluxo de produtos e informação entre os diferentes membros da cadeia de suprimentos a fim de reduzir os custos de armazenagem, agregar valor aos produtos, acelerar o time-to-market e reter clientes. Genericamente, o SCM consiste em integrar eficientemente fornecedores, fabricantes, depósitos, armazéns, de forma que a mercadoria seja produzida e distribuída na quantidade certa, para a localização certa e no tempo certo, de forma a minimizar os custos globais do sistema e ao mesmo tempo em que atinge o novel de serviço desejado.
Quais as empresas que poderiam implanta-lo;
Todas as empresas que visam aumentar a integração entre seus fornecedores e sua área de produção e reduzir custos , pois o SCM otimiza estes processos , a única possível restrição é quanto os custos de implementação deste sistema.
Pontos Positivos * Reestruturação de Fornecedores : Redução do número de fornecedores e onde que se pode escolhê-los mais adequadamente pois o gerenciamento dos produtos ematérias-primas se tornar mais facil alem de permitir um aprofundamento das