O uso correto do microscópio óptico e a estrutura básica de uma célula
a) Que recurso é utilizado, e como, para que se possa explorar todos os campos de visão do material a ser observado na lâmina?
No sistema mecânico de um microscópio óptico podemos encontrar o charriot, que consiste no conjunto de dois botões giratórios localizados abaixo da platina. Ele movimenta a lâmina com o material para frente, para trás, direita e esquerda, possibilitando que o observador explore a área do material por completo.
b) Que tipos de adaptação pessoal (ajuste) podem ser feitos ao microscópio óptico?
Compondo o sistema óptico, temos um par de lentes oculares com o qual fazemos a visualização da imagem. Acoplada ao canhão, uma das duas lentes possui ajuste pra diferenças nos olhos do observador, assim como o próprio canhão também possui um ajuste não menos importante, qual seja o de adaptar a distância dos olhos de diferentes observadores para a formação da melhor imagem possível.
c) Em que condições podemos/devemos utilizar o macrométrico e o micrométrico?
O parafuso macrométrico deve ser o primeiro a ser utilizado, iniciando na lente objetiva de menor resolução. Somente após utilizar a capacidade máxima do macrométrico é que se utiliza o micrométrico, porém, este deve ser utilizado a partir da lente objetiva de 10X. O macrométrico realiza grandes deslocamentos e o micrométrico realiza pequenos deslocamentos, permitindo o foco preciso.
2. Com relação à estrutura básica de uma célula, responda:
a) O que procariotos e eucariotos apresentam em comum?
Eles utilizam o mesmo código genético e uma maquinária similar para a síntese de proteínas.
b) Cite três diferenças entre células procarióticas e eucarióticas.
Procarióticas: DNA genômico disperso no citoplasma; DNA é livre de proteínas; Não há íntrons, apenas éxons.
Eucarióticas: Material genético organizado em cromatina; DNA genômico é dividido em cromossomos, cujo o número varia conforme a espécie; DNA