Supply chain management (scm) ou gerenciamento da cadeia de suprimentos (gcs).
1-Conceitos
Com o cliente tornando–se mais exigente, o mercado financeiro teve que apostar e investir em qualidade total, assim o avanço referente a qualidade e a produtividade das empresas foi inevitável e com eles surgiram conceitos em relação a produção, onde um deles tem sido muitíssimo, ate então, usado pelas empresas ate então. Estamos falando do conceito; Supply Chain Management – SCM, ou Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos – GCS.
Esse conceito só ganhou maior divulgação, a mais de três décadas, contudo, ainda não é senso comum, entre as empresas, a sua implementação completa, com resultados positivos. Existe certa confusão sobre o que realmente ele significa. A quem o utilize como sinônimo ou substituto para Logística. Porém Para Ching (2001) ele é bem mais amplo do que Logística. Mas todos os autores defendem que ele nasce como uma evolução natural do conceito de Logística. Para Martins e Alt (2000) o SCM não é o um sinônimo para logística, mas é sim “administração do sistema de logística integrada da empresa.” Ele explica que isso é “o uso de tecnologias avançadas, para planejar e controlar uma complexa rede de fatores visando produzir e distribuir produtos e serviços para satisfazer o cliente”. De acordo Pires (1998), as empresas sair do velho modelo de negocio, baseado somente na relação de compra e venda, sem parcerias no pós venda e “praticar um relacionamento mais cooperativo e estável com seus fornecedores”.
Segundo Cooper, Lambert e Pagh (1997),destaca que e justamente nesse ponto levanto por pires, que esta “a diferença entre SCM e a logística integrada.na visão deles também, ela está no relacionamento entre empresas e fornecedores e nas alianças e parcerias formadas entre empresas”.
Supply Chain Management tem na logística, no marketing, e nas finanças seus apoios fundamentais. Sendo que o marketing atua como responsável pelas informações de