Suporte Básico a Vida
1) Analise o evento apresentado abaixo:
Evento: Choque elétrico seguido de queda.
Cena: Um trabalhador da companhia elétrica sofreu uma descarga enquanto realizava manutenção no alto de um poste de iluminação e caiu em terra. Pode-se constatar que a queda foi de cerca de 3 metros de altura. A vítima está desacordada e existe certa quantidade de sangue em torno da cabeça.
Pergunta-se:
a) Qual a primeira atitude que o socorrista deve tomar? (1,0 ponto)
Acesso à vítima com segurança, utilizando‑se de EPIs se possível e realizar a avaliação primária e secundária da vítima, providenciando atendimento imediato para a manutenção dos sinais vitais.
b) Após a primeira ação relatada, você constata que a vítima não está respirando e faz o giro de 180º, colocando a vítima sobre a prancha longa para iniciar os procedimentos de primeiros socorros. Ainda constatando a ausência de respiração, o que você deverá realizar? (1,5 ponto)
Iniciar imediatamente o C‑A‑B = (compressão torácica), A (abertura de via aérea) e B (realização de respiração).
Etapa C – Compressões Torácicas Considerando que posicionar a cabeça da vítima e obter um selo, que é o contato boca a boca, para fazer a respiração ou com bolsa‑válvula‑máscara, sempre demora certo tempo, o socorrista deve iniciar imediatamente as compressões torácicas.
Etapa A – Abertura de vias aéreas O socorrista deve abrir as vias aéreas e se preparar para aplicar respirações após a primeira série de 30 compressões torácicas. Para a realização da abertura das vias aéreas, o socorrista deve verificar a evidência ou a suspeita de trauma cervical. Na ausência de conhecimento sobre a possibilidade de trauma cervical, o socorrista deve atuar de forma preventiva como se o trauma existisse.
Etapa B – Respiração Ao término do primeiro ciclo de compressões torácicas com as vias aéreas da vítima abertas, o socorrista deve realizar a respiração. Em síntese, se você for o socorrista,