Algoritmos
BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Introdução a Programação – Aula 1
TEORIA: LÓGICA E ALGORITMOS
Nossos objetivos nesta aula são:
compreender a origem e o significado do termo algoritmo aplicar este conceito para resolver alguns problemas simples entender a relação de algoritmos com programas de computadores praticar com algoritmos em alguns ambientes de desenvolvimento
A referência para esta aula é o Capítulo 1 (Lógica de programação: a construção de algoritmos e estruturas de dados) do nosso livro-texto:
FORBELLONE, A. L. V.; EBERSPACHER, H. F. Lógica de Programação: A Construção de Algoritmos e Estrutura de Dados. 3. ed. Sao Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.
Não deixem de ler este capítulo após a aula de hoje!
O termo algoritmo pode ser visto desde o século IX. Foi nesta época que o cientista, astrônomo e matemático persa Abū ‘Abd Allāh Muhammad ibn Mūsā al-Khwārizmī [ أبو عبد الله محمد بن موسى الخوارزمي ] usou pela primeira vez o termo para indicar regras de operações aritméticas utilizando algarismos indoarábicos.
Estas regras aparecem no Livro-Compêndio sobre Cálculo por Restauração e Balanceamento [página ao lado ].
الكتاب المختصر في حساب الجبر والمقابلة al-Kitāb al-mukhtaṣar fī ḥisāb al-jabr wa-l-muqābala
No século XII, Adelardo de Bath traduziu o termo para o latim Algorithmi . De lá para cá, o termo evoluiu bastante incluindo todos os procedimentos definidos para resolver problemas ou realizar tarefas.
A formalização da noção de algoritmo ocorreu em 1936 com os trabalhos de Alan Turing e Alonzo Church, que desenvolveram independentemente os modelos de Máquinas de Turing e Cálculo Lambda.
Do ponto de vista computacional, um algoritmo pode ser visto como um conjunto de regras e procedimentos lógicos perfeitamente definidos que levam à solução de um problema