Suporte básico de vida
Hoje o individuo adulto e idoso está cada vez mais ativo e isso o deixa mais exposto a risco de acidentes, como quedas, torções e outros.
Sabemos que a taxa de mortalidade entre o individuo idoso é maior que a do jovem quando há uma situação de trauma. Queda é a lesão mais frequente seguida de acidente automobilístico.
Verificamos que a queda tem importante repercussão na vida do idoso, pois quando ocasionam lesões geram uma porção de outros fatores que diminuem sua capacidade funcional para realizar atividades da vida diária.
Também recentemente tem-se observado trauma decorrente de maus tratos ou negligências praticadas por familiares ou cuidadores de idosos. Entres os acidentes graves estão fraturas de quadril, é uma das principais consequências da queda, temos os atropelamentos que contribuem para as fraturas.
Portanto é de suma importância que profissionais da saúde e bem como a população tenha conhecimento para prestar um atendimento adequado.
Sabemos que o envelhecimento é um processo natural que envolve alterações psicológicas e sócias comportamentais bem como fatores genéticos e ambientais, que determinam em conjunto o envelhecimento fisiológico ou patológico.
Atualmente com grande taxa de população idosa o sistema de saúde e o previdenciário têm uma demanda elevada de atenção e cuidados aos indivíduos idosos. Com a crescente demanda será preciso estabelecer indicadores de saúde capazes de identificar indivíduos idosos com elevado risco de perda da funcional.
Orientar ações na promoção de saúde e manutenção de capacidade funcional para que haja um envelhecimento saudável.
O suporte básico da vida tem etapas que pode acontecer fora do ambiente hospitalar. 1-Abordagem á vitima abrange procedimentos iniciais para estabelecer os sinais vitais, oferecer informação teórica e pratica tanto os profissionais da saúde como a população em geral, são de extrema importância