Suplply
O que é?
É a operação societária por meio da qual duas ou mais sociedades comercias juntam seus patrimônios a fim de formarem uma nova sociedade comercial, consequentemente deixando de existir individualmente. É uma operação de ordem financeira e jurídica, Há a junção de patrimônios, o que gera uma nova face organizacional jurídica. O órgão que fiscaliza essas ações é O Conselho Administrativo de Defesa Econômica(CADE) que é uma autarquia federal brasileira que tem como objetivo orientar, fiscalizar, prevenir e apurar abusos do poder econômico, exercendo papel tutelador da prevenção e repressão do mesmo.
Evolução.
Nos tempos atuais, numa economia globalizada, há uma tendência de concentração de capitais e de produtos nas mãos de poucos grandes grupos empresarias, dando segmento a um monopólio do mercado de determinados seguimentos. Mas toda essa mudança é extremamente necessária, pois estamos em um novo cenário econômico onde o mercado exige adaptações para atender a nova demanda. Podemos citar como fatores que determinam o processo de fusão a racionalização da produção, na qual o objetivo é cortar custos e manter a qualidade dos produtos(nem sempre); a adoção de processos tecnológicos novos para ajudar no processo produtivo; e a reorganização da estrutura e o fortalecimento para a concorrência no setor de atuação.
Como avaliar o valor da fusão?
É avaliada pelo valor contábil ou de mercado, obedecendo o artigo 21 da lei nº9.249/1995.( A pessoa jurídica que tiver parte ou todo o seu patrimônio absorvido em virtude da incorporação, fusão ou cisão deverá levantar balanço específico para esse fim, no qual os bens e direitos serão avaliados pelo valor contábil ou de mercado). O último balanço da organização a ser adquirida deverá ser feito em até trinta dias antes da fusão.
Ganhos para a empresa e perdas para o consumidor.
Apesar dos benefícios para a empresa, que passa a ter mais recursos para seu crescimento, existe um lado negativo,