Suplementação
A musculação é uma atividade muito praticada nos dias atuais.
Algumas pessoas procuram academia para obter uma estética melhor, outras apenas para condicionamento físico, e outras por orientações medicas.
Para muitos praticantes de musculação a suplementação colabora com o desenvolvimento do aspecto físico, contudo pouco se conhece sobre sua utilização por frequentadores de academia, sendo o maior consumo entre homens.
Os cincos produtos mais consumidos : são os ricos em proteínas e aminoácidos, isotonicos,carboidratos e naturais/ fitoterápicos/ creatinas e os complexos poli vitamínicos.
A maioria desses frequentadores "consumidores", consomem os suplementos sem orientações de profissionais especializados, ou seja, por auto prescrição ou indicação de amigos, vendedores de loja ou propaganda.
A preocupação com estética e imagem corporal, influência sobre o consumo dos suplementos em geral, que comercializados vários propósitos, oferecendo melhoria, desempenho físico, aumento de massa muscular, redução de gordura corporal,recuperação,estimulo,melhoria no desempenho esportivo. (Pereira,RF,Lajolo,FM;Hirschbrunch,M.D consumo de suplementos de alunos de academia de ginástica em São Paulo.Revista nutrição, V.16,p.265-72,2003).
Produtos "milagrosos" que podem gerar resultados "mágicos" em curto prazo ou qualidade nutricional contra dietas deficientes.
O uso de suplementos ou produtos com intuito de aumentar o desempenho físico pode variar em função da idade, gênero, nível de treinamento e esporte praticado; ( mulheres que fazem o uso de suplementos apresenta um estilo de vida mais saudável comparada as não usuárias,(Albino,C.S;Campo,PE;Martins,R.L,avaliação do consumo de suplementos nutricionais em academia dr Lages,SC.EDF esporte.com,Revista digital, Buenos Aires 14 n° 134-Julho 2009).
A grande quantidade de informações sobre suplementos alimentares não necessariamente de qualidade comprovada e seu impacto na saúde, boa alimentação e no