suplementação
Nutricional para Atletas
MÓDULO III
A SUPLEMENTAÇÃO
Atenção: O material deste módulo está disponível apenas como parâmetro de estudos para este Programa de Educação Continuada. É proibida qualquer forma de comercialização do mesmo. Os créditos do conteúdo aqui contido são dados aos seus respectivos autores descritos na Bibliografia Consultada.
MÓDULO III
1) DEFINIÇÕES
1.1)
Suplementos:
“Suplementos de Vitaminas e/ou Minerais (...) são alimentos que servem
para contemplar com estes nutrientes a dieta diária de uma pessoa saudável, em casos onde sua ingestão a partir da alimentação, seja insuficiente ou quando a dieta requerer suplementação. Devem conter um mínimo de 25%, e no máximo até 100% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) de vitaminas e minerais e de porção diária indicada pelo fabricante, não podendo substituir os alimentos, nem serem considerados como dieta exclusiva” (ANVISA, RDC nº32 de 1998).
1.2)
Alimentos para Praticantes de Atividade Física:
“Formam um subgrupo dos alimentos para fins especiais (Portaria 222 de
1998, MS), e são definidos como alimentos especialmente formulados e elaborados para praticantes de atividade física” (Biesek, 2005).
a) Repositores Energéticos - apresentam no mínimo 90% de CHO em sua composição, podendo ser acrescidos de vitaminas e minerais. Encontrados na forma líquida, em pó, em barra ou gel. Ex: SportEnergy, Exceed, Carboplex, etc.
b) Repositores hidreletrolíticos - formulados a partir da concentração variada de eletrólitos (sódio e cloreto), associada a concentrações variadas de carboidratos, com o objetivo de reposição de água e eletrólitos perdidos durante a atividade física. A osmolalidade deve estar 15% próxima da osmolalidade plasmática (285 mOsm/L). Ex: Gatorade, SportDrink.
81
Este material deve ser utilizado apenas como parâmetro de estudo deste Programa. Os créditos deste conteúdo são dados aos seus respectivos autores
c) Alimentos