Supermercados
NEGOCIAção
Içara
2011
erick da silva
NEGOCIAção
Trabalho de Mediação e Arbitragem apresentado ao Curso de Graduação em Administração de empresas da Universidade do Sul de Santa Catarina.
Prof. Sandro Giassi Serafim
Içara
2011
O que é Mediação?
A Mediação é uma técnica consensual que se utiliza de métodos psicológicos para que um terceiro neutro, denominado mediador, venha intervir na comunicação de duas partes em litígio e ajudá-los a analisar o real interesse que está originando o litígio e a impossibilidade de acordo entre ela.
Quando acontece a mediação?
Quando há a necessidade de se haver uma negociação onde não necessite da utilização do poder judiciario, tornando-a muito mais rapida, sigiloza e calteloza.
O que leva um processo uma negociação apresentar um mediador?
O mediador é um profissional com formação específica em Mediação. É um especialista em técnicas de comunicação e negociação. É um terceiro imparcial escolhido pelas partes, que atuar como facilitador do diálogo e da negociação.
Como o mediador deve proceder?
O mediador participa das reuniões com as partes de modo a coordenar o que for discutido, facilitando a comunicação e, em casos de impasse, intervindo de modo a auxiliar a melhor compreensão e reflexão dos assuntos e propostas, mas nunca impondo às partes uma solução ou qualquer tipo de sentença.
Características do mediador.
Neutro, sempre buscando a solução do problema, de forma atraente para as partes envolvidas.
Arbitragem.
Arbitragem se assemelha a um processo judicial, só que a grande diferença é que ao invés de ela ser administrada pelo Estado, a questão conflitual é administrada por uma Câmara de Arbitragem, que atua como um Poder Judiciário, como um Fórum Privado.
Quando acontece a arbitragem na negociação.
O procedimento arbitral só pode ser