SUPERMERCADOS REGIONAIS
FECAP
GRADUAÇÃO em ADMINISTRAÇÃO
SUPERMERCADOS REGIONAIS:
Descrição de Mercado
São Paulo
2013Overview do setor de supermercados no Brasil
Cinco maiores
Em 2012, o que se viu foi um ligeiro crescimento da participação das três maiores companhias do setor no País, que passaram a responder por 22,6% das vendas dos supermercados, contra 22,2% em 2011.
(GRUPO PÃO DE AÇUCAR, CARREFOUR E WALMART)
Supermercados Regionais
Quando observamos as redes regionais temos como destaque (valor) nos primeiros lugares sobretudo as redes Muffato (PR), Condor (PR), BH (Minas Gerais) e Sonda (SP).
O grande diferencial são as taxas de crescimento muito acima da média nacional (4,92% - Fonte ESPM Varejo). A primeira colocada no ranking paranaense, Muffato, elevou as vendas em 20% em 2012; a segunda, Condor, em 23%. A rede mineira Supermercados BH apresentou expansão de 23,8% e a paulistana Sonda, 25,3%.
Lista com as maiores do Brasil – Fonte Abras
Insights
“Há diferenças significativas na cultura de consumo de um estado para o outro no Brasil e as redes locais, habituadas às características específicas de sua região, saem na frente e são a principal razão para o equilíbrio de forças entre as inúmeras companhias de supermercados do País”, explica o presidente da Abras, Fernando Teruó Yamada.
" Quando o preço, principal fator de decisão de compra, não é necessariamente menor nas grandes redes, o consumidor opta pelos supermercados que está acostumado há anos em sua região. O consumidor percebeu que o preço não é tão mais vantajoso nos maiores. Na hora de comprar, ele considera não apenas promoção e preço, mas também a forma de ser atendido, a qualidade do serviço e o tempo que vai levar para se deslocar", diz Sandro Cimatti, da CVA (Pesquisa de Mercado).
O consumidor avalia melhor os regionais!!!
Atendimento, qualidade dos produtos e tempo de fila são