Supercomputadores
Supercomputadores
É um computador com altíssima velocidade de processamento e grande capacidade de memória. Tem aplicação em áreas de pesquisa que grande quantidade de processamento se faz necessária, como pesquisas militares, científica, química, medicina.
História
O surgimento dos primeiros supercomputadores foi na década de 1960 por Seymour Cray. Seymour Cray fundou sua própria empresa, a Cray
Research, em 1970 e dominou o mercado da supercomputação durante
25 anos (1965-1990).
Seymour Roger Cray
Foi um engenheiro eletrônico e arquiteto de supercomputadores,
Projetou diversos computadores que foram os mais rápidos do mundo durante décadas, e fundou a Cray, que construiu a maioria desses computadores. Chamado "o pai dos supercomputadores”, a ele é creditada a criação da indústria dos supercomputadores.
Características
Velocidade de processamento: Trilhões de operações de ponto flutuante por segundo processamento superior a 80 TFlops (68º posição até a 1º), e de servidor
(server) aqueles com processamento entre 25 e 80 TFlops (500º posição até a
67º);
Tamanho: Requerem instalações e sistemas de refrigeração especiais;
Dificuldade de uso: Escolhido por especialistas;
Clientes usuais: Grandes centros de pesquisa;
Impacto social: Muito importante no espaço da investigação, a partir do momento em que fornece cálculos em alta velocidade, permitindo, por exemplo, analisar a ordem do genoma, o número pi, números complexos, o desenvolvimento de cálculos para problemas físicos que requerem uma baixíssima margem de erro, etc.
Custo: Atualmente até centenas de milhões de dólares.
Computador Quântico
Mainframes X Supercomputadores
Os supercomputadores são utilizados na solução de problemas em que o tempo de cálculo é um limite, enquanto os mainframes são utilizados em tarefas que exigem alta disponibilidade e envolvem alta taxa de transferência de dados.
Mainfreme
Supercomputador