Superavit Primario
Para entender o significado dessa expressão é útil, antes de mais nada, lembrar que superávit quer dizer resultado positivo. Surge quando, ao final de um período, se verifica que os gastos foram menores do que a receita. Caso contrário registra-se déficit. Isso no orçamento familiar, em empresas e no governo.
O superávit primário se refere às contas do governo. Toda vez que ele acontece significa que a arrecadação do governo foi superior a seus gastos. Mas há um detalhe: no cálculo não são levados em consideração os juros e a correção monetária da dívida pública, deixados de lado porque não fazem parte da natureza operacional do governo - são conseqüências financeiras de ações anteriores.
Em um orçamento público, o superávit significa uma receita maior que à despesa em virtude de um aumento da arrecadação ou um arrefecimento dos gastos.
Já quando nos relacionamos a balança comercial, significa que o valor das exportações é superior ao das importações.
Com relação ao balanço de pagamento, significa que a somatória de todas as entradas de divisas em virtude das várias operações realizadas com o conjunto dos demais países é superior às saídas de divisas originadas nessas mesmas operações.
Para entendermos melhor o significado da expressão superávit primário basta lembrarmos que superávit significa lucro ou um resultado positivo.
Surge quando no final de um exercício ou período verificamos que os gastos foram inferiores ou menores que as receitas. Isso pode ser aplicado tanto no caso de um orçamento familiar, como nas empresas e no governo.
Em síntese, podemos afirmar que superávit primário é quando os impostos arrecadados pelo governo são maiores que as despesas realizadas, excluindo-se os juros e a correção monetária da divida pública, em virtude de não fazerem parte da natureza operacional do governo.
O superávit primário, funciona como termómetro