Super femea e super macho
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
JULIANE DAS NEVES DIAS
PROVA TEÓRICA RÉPTEIS
CAÇADOR
2013
UNIARP – UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA DE ZOOLOGIA III
Prof.
Prova teórica – Répteis
Nome: ___Juliane ________________________________________________
Questões:
1. Os répteis são, do ponto de vista evolutivo, considerados como anfíbios que migraram para o ambiente terrestre onde se adaptaram muito bem. Comente sobre as principais características verificadas nos répteis, que permitiram a estes animais a conquista definitiva do ambiente terrestre. Qual a relação entre tais características e a maior independência destes animais em relação à água, quando comparados aos anfíbios?
R: Uma característica importante foi à impermeabilização da pele desses animais, que ocorreu por uma produção intensa de queratina, que tem continuidade nas aves e nos mamíferos.
2. Porque a pele dos répteis não é uma superfície adaptada às trocas gasosas? Que anexos cutâneos impedem essa função? Que tipo de modificação deve ocorrer no sistema respiratório para que o animal possa sobreviver com esse tipo de pele?
R: Não é adaptada as trocas gasosas, pois é rica em queratina e sem umidade, com isso os répteis economizam água e conseguem sobreviver até em locais desérticos. Assim a função de respiração é feita pelos pulmões. Nos répteis esse órgão tem maior superfície relativa e são mais eficientes que o dos anfíbios, dispensando a pele da função respiratória.
3. Quando os amimais metabolizam suas proteínas, um produto de excreção produzido pelas células é a amônia. Essa substância é muito solúvel em água, porém extremamente tóxica. Sabe-se hoje que muitas espécies de vertebrados terrestres desenvolveram mecanismos enzimáticos que permitem a seu fígado transformar essa amônia, assim que ela é produzida, em substâncias