Suméria
A Suméria (algo como "terra de reis civilizados" ou "terra nativa) foi uma antiga Civilização e o nome dado à região histórica habitada por essa civilização, no sul da Mesopotâmia, atual sul do Iraque e Kuwait, durante a idade do Cobre e a Idade do Bronze Inicial. Embora os primeiros registros escritos da região não remontem a mais que cerca de 3500 a.C., os historiadores modernos sugerem que a Suméria teria sido colonizada permanentemente entre por volta de 5500 e 4000 a.C. por um povo não-semita que pode ou não ter falado o idioma sumério (utilizando como evidência para isto os nomes das cidades, rios e ocupações básicas).
Cidades-estados
Por volta dos finais do IV milênio a.C., a Suméria foi dividida por cidades-estados independentes, as quais foram delimitadas por canais e/ou muros de pedra.
Sociedade e política
Os sumérios habitaram várias cidades-estados, cada uma erigida em torno de seus respectivos templos, dedicados ao deus a cuja proteção a cidade competia. Estas cidades, eram governadas pelo líder local, supremo-sacerdotes e chefes militares absolutos, auxiliados por uma aristocracia constituída por burocratas e sacerdotes
E para finalizar, havia escravidão. Esses escravos eram inimigos capturados, ou formas de pagamento de dívidas. Esses escravos porém, tinham alguns privilégios, como liberdade para se casar, por exemplo.
Agricultura e caça
Os sumérios mantinham uma produção Agrícola e Pecuária.
Arquitetura
As edificações sumérias compreendiam estruturas Plano convexas feitas de tijolos de barro, desprovidas de argamassa ou cimento
Cultura
O historiador Allan Marcus diz que "os sumérios ostentavam uma perspectiva circunspecta sobre a vida."
Apesar de que as mulheres poderiam alcançar um status mais elevado na Suméria do que em outras civilizações, a cultura permanecia predominantemente masculina.
Economia e comércio
Empreendedores e criativos, os sumérios estabeleceram relações comerciais com vários povos da