sumario de urina
Para Hipócrates a análise de urina era considerada efetiva não apenas para demonstrar variações no equilíbrio dos quatro humores, mas também na localização de doenças no corpo com finalidade de realizar um prognóstico (Foster,1961). Contudo, Hipócrates não descreveu detalhadamente as qualidades de amostras de urina que indicam a ausência de doenças. Ele apenas descreveu que uma urina “boa” é aquela em que o “sedimento é branco, uniforme e pequeno, nem espesso ou fino e de cor apropriada”, conforme consta em “Hipocrates: Teory and Practice of Medicine”(Citadel Prerss,1964).
O exame de urina sofreu evoluções ao longo da história. No século X, entre os cientistas que mais contribuíram para a evolução do exame de urina esta Thomas Addis (1881 a 1949) e o brasileiro Sylvio Soares de Almeida com seu estudo publicado na Revista do Hosptital das Clínicas, em 1961, com título “Estudos sobre infecções urinárias não específicas”.
--Sumario de urina: exame de grande importância no ramo da nefrologia, de baixo custo e que oferece grande quantidade de informações sobre condições gerais de saúde e patologias apresentadas pelo paciente. Auxilio diagnóstico para doenças renais (funcionais, infecciosas, tumores e cálculos), hepatopatias, alterações metabólicas, acompanhamento de atividade física e alguns erros inatos do metabolismo.
Urina deve ser examinada no prazo máximo de duas horas após colheita, se impossível deverá ser refrigerada.