Pedagogia
Os meios de comunicação de massa estão sempre em evolução. A tecnologia dos dias de hoje contribuiu muito para que a informação ou até mesmo a interatividade chegassem de uma forma mais ágil, e cada vez mais pessoas tivessem acesso a algum tipo desse referente.
Vamos usar como exemplo a Televisão, usada nos dias de hoje com seus diversos e variados programas. Um jornal transmite somente aquilo que lhe convém ou convém a um determinado público alvo. Há quem diga que a mídia manipula os telespectadores, e há quem diga ao contrário, pois a mídia transmite aquilo em que vivemos, seja mais focada em partes mais próximas a realidade, ou também mais distantes, diferenciadas pelo tema abordado. Um ponto negativo é que nem todas as informações chegam da mesma forma, cada pessoa tomara discernimento daquilo que vive, convive e das culturas adquiridas em sua trajetória de vida. Como por exemplo colocar jogos de guerra infantil como a maior percentual de chance de um jovem cometer o crime, isso só ira afetar sua vida real, se o mesmo já sofrer de algum problema psicológico, ou até mesmo pela qualidade de sua vida, seus conhecimentos (influências) seja na própria família ou ao seu redor.
Como em qualquer veículo de comunicação seja ele de massa ou não, tem suas limitações, regras a serem seguidas. Até mesmo no nosso pessoal, muitas vezes na comunicação em fala (conversa) pensamos coisas que necessariamente não precisam serem ditas, nós mesmo nos policiamos ao pronunciar qualquer coisa. Sendo assim, nas mídias, como o nosso exemplo, deve ser muito redobrado os cuidados, pois pessoas com conhecimentos e culturas diferentes iram interpretar de maneiras diferentes.
Uma pauta a se pensar, é com tudo muito mais fácil e acessível, o ser humano está se tornando cada vez mais sedentário. Por exemplo, para fazer uma comprar, ele não precisa se comover, tem tudo na ponta dos dedos, as vezes com um clique ou até mesmo uma ligação. Aquela cultura de assistir um