sustentabilidade construção civil
Com o grande crescimento do setor da construção civil, aproximadamente 11% no ano de 2010 e previsão de 6% para 2011, podemos analisar alguns pontos interessantes no quesito sustentável e econômico afim do melhoramento nos métodos empregados atualmente.
1.2 Objetivo
Os modelos e sistemas apresentados neste trabalho possibilitam uma visão critica e analítica dos pontos fracos do setor em visão da sustentabilidade, degradação do meio através da extração e descarte de resíduos, e propõe soluções viáveis ou não para o problema em questão.
1.3 Metodologia
Os sistemas viáveis apresentados viabilizam uma economia em grande escala e uma não degradação do ambiente. Já os sistemas não viáveis (atualmente) demandam um maior investimento na parte tecnológica afim da diminuição de custos de fabricação.
1.4 Relevância
Ao longo desta análise apresentada podemos checar a necessidade da conscientização do setor civil aos gastos e desperdícios elevados antes, durante e depois da realização da obra. Podemos analisar também a necessidade de uma visão em longo prazo a fim de poupar tais recursos e capitais.
Capítulo 2 - Reuso de Águas Cinzas
A água cinza é aquela originada dos chuveiros, lavatórios de banheiro, banheiras, tanques, máquinas de lavar roupas, sejam de uso doméstico ou comercial. Além das águas cinzas, existem as chamas águas negras, que são oriundas dos vasos sanitários, bidês, pias de cozinha, e tanques de lavagem de gordura e óleo. O que difere os dois tipos é a alta concentração de matéria orgânica e bactérias patogênicas na água negra, que necessitariam de um tratamento muito elaborado e específico para seu reuso. Já o tratamento das