Suma teologica
TOMÁS DE AQUINO
EXERCÍCIOS SUGERIDOS
1- Questões sobre a Suma teológica, de Tomás de Aquino (1.ª Parte da 2.ª parte)- Questões 90-97 (questões sobre lei)
a) Observe a estrutura do texto e responda:
Como se organiza? O que é a questão? O que é o artigo? Qual a estrutura interna do artigo?
R= O texto se organiza em parágrafos. Uma questão uma questão abrange um tema, que se desfragmentam em vários artigos, os artigos são basicamente a essência, a base da lei. O esqueleto de um artigo começa com uma afirmação que se desenvolve e assim se conclui o tema.
b) O primeiro texto selecionado (Questões 90) diz respeito á lei e refere-se a uma longa discussão filosófica que remonta pelo menos a Platão (República): A lei é a expressão da vontade (do mais forte) ou é a expressão da razão? Antes de chegar á conclusão, observe como o texto procede: Quem são as autoridades citadas? Qual o argumento que Tomás de Aquino acha importante combater e destruir? O que pretende provar?
R= As autoridades são Paulo e Tomás. A razão constitui se no primeiro princípio da atividade humana, e por conseqüência, a lei que regula os atos humanos é regulada pela razão. Os atos serão bons ou maus, se estiverem conforme a razão divina e humana. Por um lado as leis humanas mudam, esta mudança acompanha a evolução do homem. Mas a lei de Deus, por ser divina, é absolutamente imutável, perfeita em si mesma, indelével.
c) O artigo 2 introduz um tempo pouco usual para nós: bem comum. Em que termo sugere o que é o bem comum? Este bem comum é substantivo ou estrutural? É material ou formal? Como e por quê?
R= O bem comum nada mais é querer o bem de todos pôr um fim igualitário e justo. A lei deve ser necessária ou útil ao bem comum, nunca em proveito próprio. Pode ser material e formal, material do que a coisa é feita (matéria, como princípio comum), formal por qual a essência da coisa (o que a distingue das demais). E é estrutural porque se