Sulfeto de selênio
Fórmula molecular: S2S
Fórmula estrutural 2D: S=Se=S
Peso molecular: 143,09
Propriedades terapêuticas:
Trata-se de um agente antifúngico citostático de uso tópico que age nas células do epitélio folicular e da epiderme diminuindo a produção de corneócito.
Indicações:
O bissulfeto de selênio é geralmente utilizado em xampoo (loção) para tratamento de Pitiríase versicolor, Tinea capitis Dermatite seborreica do couro cabeludo e a caspa. A concentração usual para o tratamento da caspa e de 1% e 2,5% nas patologias da Tinea versicolor e dermatite seborreica do couro cabeludo.
Contra indicações:
Pacientes com históricos alérgicos a qualquer dos componentes da formulação devem evitar o uso.
Mecanismo de ação:
Através da ação mitótica ocorre a redução de células epidérmicas, irritação local e atividade antifúngica leve o que contribui para eficácia no tratamento. O mecanismo de ação antimitótica está atrelado ao fato do sulfeto de selênio diminuir a quantidade de incorporações de timidina nas células do epitélio da derme. Os microrganismos mais susceptíveis ao ativo são Microsporum audouinii e Microsporum canis, Pityrosporon sp. , Trichophyton sp. incluindo Trichophyton schoenleinii e Trichophyton tonsurans. A absorção cutânea em uma pele intacta é mínima, mas a relatos de uma maior absorção em lesões abertas no couro cabeludo e a concentração encontrada na urina e de 32ug/ml de sulfeto de selênio.
Existem hoje vários produtos no mercado que possuem na sua formulação o sulfeto de selênio como:
Selsun
Versel
Exsel xampoo loção
Glo-gel
Sebusan
Selensulfid
Head & shoulders
Geralmente as fórmulas existentes contém os seguintes componentes:
Sulfeto de selênio 2,5%
Ácido cítrico
Cocoamphocarboxyglycinate
Monoestearato de etileno-glicol
Fragrância
Monoricinoleateglicerol
Lauramida DEA
Lauril sulfato de sódio
Fosfato de sódio (monobásico)
Dióxido de titânio
Água
Resumo