Sulfato em agua
Sulfato é a designação comum a todos os sais obtidos a partir de reações com o ácido sulfúrico. O Ácido Sulfúrico tem a fórmula química: H2SO4, quando outras substâncias reagem com ele, formam sais onde está presente o grupo SO4, esses sais são denominados Sulfatos, um dos mais abundantes íons na natureza.
SEGUNDO SLIDE:
Exemplo de alguns sulfatos:MgSO4 = Sulfato de MagnésioK2SO4 = Sulfato de PotássioCuSO4 = Sulfato de CobreCaSO4 = Sulfato de CálcioFeSO4 = Sulfato Ferroso
TERCEIRO SLIDE
De onde surge:
Surge nas águas subterrâneas através da dissolução de solos e rochas.
Em águas tratadas o sulfato é proveniente do emprego de coagulantes como o sulfato de alumínio, sulfato ferroso, sulfato férrico e caparrosa clorada.
Nas águas superficiais, ocorre através das descargas de esgotos domésticos, e efluentes industriais (exemplos: efluentes de indústrias de celulose e papel, química, farmacêutica, etc.).
QUARTO SLIDE
DETERMINAÇÃO EM ÁGUA Lei
Segundo a Portaria N.º 518, de 2004, elaborada pelo Ministério da Saúde, a água potável deve conter (dentre uma série de outros sais e substâncias) um valor máximo de 250ppm de sulfato (SO4-2) solubilizado.
QUINTO SLIDE
Determinação em água:
As concentrações de sulfato além de 250 mg/L não são recomendadas para água de abastecimento público. Teores de sulfato de magnésio além de 150 mg/L podem provocar um efeito laxativo. Salmouras podem exibir concentração de sulfato de 200 000 mg/L e a água do mar contém 2650 mg/L de sulfato.
Nas águas para abastecimento público, o sulfato deve ser controlado porque provoca efeitos laxativos, sendo o padrão de potabilidade fixado em 250 mg/L pela Portaria 1.469 do Ministério da Saúde. As concentrações de sulfato em águas naturais variam em geral na faixa de 2 a 80 mg/L, embora possam exceder a 1000 mg/L em áreas próximas a descargas industriais ou em regiões áridas onde sulfatos minerais, tal como o gesso, estão presentes.
SEXTO